terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Liberta, DJ!

"Gatinha, quero te encontrar..."  Esses icônicos versos são o começo da história de amor contada pela dupla Claudinho & Buchecha em sua música "Nosso Sonho". Lançada em 1996 como parte do álbum de estréia dos meninos de São Gonçalo, tornou-se um dos maiores sucessos da dupla, sendo cantada e lembrada até os dias atuais.

Nesse começo de carreira, Claudinho & Buchecha ainda possuíam suas raízes fincadas no funk e principalmente no funk melody, ritmo que os acompanhou do início ao fim da carreira. Por isso, "Nosso Sonho" tem características marcantes do funk melody, como a letra com teor romântico e a batida mais diversificada, com mais "camadas", e um pé na música eletrônica.

A letra conta a história de amor proibido entre supostamente um dos cantores da dupla e uma fã de 12 anos ("Seus 12 aninhos permitem/ somente um olhar"), narrando o  primeiro encontro entre os dois em um show da dupla ("Já arranhado e toda hora vinha uma/ a impressão que o palco era de espuma"). Mas certamente a parte mais marcante e clássica da letra é o momento em que Buchecha diz pra sua musa que "depois que o baile acabar", ele irá encontrá-la em qualquer lugar do Rio de Janeiro. E narra, um por um, todos os bairros do subúrbio carioca onde ele iria procurá-la. Entre Rocinha e Méier, Vidigal e Andaraí, o cantor cita 44 locais diferentes. Quando a música foi lançada, o grande desafio era decorar e cantar todos os lugares (eu só consegui depois de anos tentando).

Outra característica marcante é o contraponto no uso das palavras. Ao mesmo tempo em que utilizam gírias comuns do funk carioca ("baile", "gatinha") e uma linguagem mais informal (como o uso do "tu"), também apostam em expressões mais formais, como "'desditoso" e "adjudicar". A rima constante entre os versos, também característica do funk carioca, predomina na música ("Foi com muita fé/ nessa ilustração/ que eu não dei bola para a ilusão").

"Nosso Sonho" é cantada e lembrada até hoje como um verdadeiro hino do funk carioca, ultrapassou gerações e ritmos, sendo regravada por diversos artistas. Isso demonstra como a música de Claudinho & Buchecha é imune ao tempo e às mudanças do cenário musical brasileiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário