domingo, 15 de dezembro de 2013

Queridinhos do pop

Quem nunca se entregou e cantou as músicas da dupla Sandy e Junior, mesmo que tenha sido só no karaokê, que atire a primeira pedra. Sandy Leah Lima e Junior Lima surgiram no cenário musical brasileiro na década de 90, quando ainda eram pirralhos e suas vozes ainda não eram tão desenvolvidas profissionalmente (talvez a do Junior nunca tenha evoluído). Filhos do cantor sertanejo Xororó, da dupla Chitãozinho e Xororó, adotaram ser uma dupla de cantores, mas não seguiram a mesma linha musical do pai, optaram por ser do gênero Pop.

Desde a primeira apresentação da dupla, antes mesmo de terem gravado um CD, já foram um sucesso. Eles tiveram uma carreira de 17 anos com um histórico de 18 CDs, sendo 4 gravados na primeira década (90’s). Nesses primeiros, é possível ver claramente a evolução musical de Sandy e Junior, as músicas foram se tornando mais maduras assim como eles. Inicialmente sendo cantores crianças e chegando à adolescência, optando por músicas com temáticas mais românticas e dramáticas, não apenas sendo músicas que contavam, por exemplo, história de uma viagem à Disney, como no caso a música “Férias de Julho”.

Sandy e Junior fizeram grande sucesso entre a camada jovem, e desde a década de 90 conquistou o público e conseguiu fãs que os acompanharam até seu último trabalho. Assim como eles ficavam mais velhos, os fãs também ficavam e consumiam o produto musical deles. Nos primeiros CDs, eles possuíam caráter sertanejo e já no terceiro CD já largaram a raíz sertaneja, que se deve ao pai e ao tio, e já adotaram um caráter pop em suas canções. Eles não precisaram de muito para se estabelecer no mundo pop brasileiro, já que durante essa década foram poucos artistas que tentaram seguir nesse ramo musical na época. Em pouco tempo, Sandy e Junior conquistou o público e conseguiu milhares de fãs.

O primeiro CD da dupla Sandy e Junior foi “Aniversário do Tatu”, lançado em 1991, vendeu 300 mil cópias. Ainda na aba da carreira artística do pai Xororó, o álbum conta com a participação dele. As músicas mais famosas foi a música homônima do álbum e a “Maria Chiquinha” (cover da música interpretada por originalmente por Sonia Mamed e Evaldo Gouveia em 1961), a qual cantaram numa apresentação no Programa Som Brasil e lançou a carreira musical da dupla. O álbum contou com 11 faixas, sendo 7 delas compostas por Xororó. Devido à eles ainda serem crianças, não possuíam tanto controle da estética, e por isso parece que o pai teve uma grande contribuição e o disco foi puxado mais para a estética do sertanejo, contando com a presença de viola em grande parte das músicas, além do tipo de rítmica que se assemelha à esse gênero da música brasileira. Nele já é possível ver que quase não se escuta a voz de Junior, tendo a irmã Sandy a vocal principal da dupla, característica essa que será atribuída em outros trabalhos. Se repararmos, esse acontecimento ocorre também com diversas duplas sertanejas, tendo o segundo vocal mais como um apoio à primeira voz. Assim como “Aniversário do Tatu”, o segundo álbum “Sábado à noite” possui raízes sertanejas. 
                                                   

O terceiro álbum “Tô ligada em você” possui influência dos anos 60 e da jovem guarda, e a sonoridade é apelativa para o romântico e pop. A própria capa do CD já antecede o que o consumidor irá encontrar, pois eles mesmos estão caracterizados à anos 60. O álbum vendeu 450 mil cópias e conteve uma faixa da música em versão português de “You're The One That I Want' do musical '’Grease”. 
Os álbuns “Pra dançar com você”, “Você é D+”, “Dig Dig Joy”, “Sonho Azul”, “Era uma vez”, “Quatro estações” (considerado um dos mais importantes da carreira) trouxeram o apelo pop e a transição da fase infantil para adolescência da dupla. Eles fizeram com que o gênero fosse marcado à eles no cenário brasileiro musical e conquistaram o público teen. Sendo a Sandy caracterizada pela boa moça e Junior o sonho inatingível das adolescentes. Um dos álbuns contou com traduções de músicas famosas de Bee Gees e de Celine Dion, e participações e parcerias como Andrea Bocelli e Enrique Iglesias apenas com Sandy, as quais fizeram com que na época surgissem boatos de que a dupla iria se separar devido ao trabalho artístico somente realizado pela cantora. Assim como esse, em outros trabalhos posteriormente, a dupla também usou muito o recurso de utilizar versões em português na construção dos seus discos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário