segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Os reis do funk carioca

Quem imaginava que vencer um concurso de rap despretensiosamente em 1992 no Clube Mauá, em São Gonçalo, seria o começo da carreira dos maiores artistas de funk que o Brasil já viu? Certamente Claudio Rodrigues de Mattos (o Claudinho) e Claucirlei Jovêncio de Sousa (o Buchecha) não tinham ideia que isso mudaria suas vidas para sempre. Daí para o sucesso foi um pulo.



Em 1994, compõem o "Rap do Salgueiro" que se tornaria um de seus maiores sucessos. A música faz parte do primeiro álbum da dupla, auto- intitulado, de 1996. 

Além desse clássico, o CD também continha outros hits, como "Nosso Sonho" e "Conquista" ("Sabe/ tchu ru ru ru/ estou louco pra te ver/ oh yes"). Com mais de 700 mil cópias vendidas, "Claudinho e Buchecha" foi um verdadeiro sucesso e alçou a dupla ao estrelato nacional. Os passinhos de dança criados pela dupla eram copiados em  todos os lugares, principalmente por crianças, um de seus públicos- alvo. Em festas, bailes funk e programas de TV, os dois amigos de São Gonçalo não saíam da cabeça dos brasileiros.

Rapidamente lançam outro álbum, "A Forma", de 1997. Faz parte dele um dos maiores sucesso da dupla, "Quero Te Encontrar". A música, famosa pelo barulho com a boca no refrão, foi regravada anos depois pelo grupo Kid Abelha, para o seu terceiro álbum ao vivo, "Acústico MTV- Kid Abelha".
Neste álbum, além dos ritmos já tradicionalmente abordados pela dupla, como: funk carioca, funk melody e charme, a canção "Fuzuê" utiliza o cavaquinho com influências do pagode e do partido alto.


Em 1998, agora já consolidados no cenário musical brasileiro, lançam seu terceiro álbum de estúdio, "Só Love", que mostra a dupla experimentando mais com o pop. Pode- se perceber isso em "Xereta" e "Só Love" onde a batida é mais diversificada musicalmente e com mais camadas que em suas canções anteriores.

Lançam mais três álbuns, sendo um ao vivo, até que a brilhante carreira da dupla chega ao fim, com a morte de Claudinho em um acidente de carro, no dia 12 de julho de 2002. O último grande sucesso da dupla, "Fico Assim Sem Você", presente no último álbum "Vamos Dançar" além da belíssima e delicada letra, ficou famosa pelo verso profético "Buchecha sem Claudinho/ Sou eu assim sem você". Ela foi regravada em 2004 pela cantora Adriana Calcanhoto, numa versão que atingiu tanto ou mais sucesso que a original. Após a morte do parceiro, Buchecha continua em carreira solo até hoje, fazendo shows e lançando álbuns.

Por Fernanda Pincelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário