quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Uma banda de "Garotos Nacionais"


Anos 90, uma década de grande diversidade musical e de aparecimento de muitas bandas que já não estão mais no cenário musical e de algumas que ainda marcam presença. Girls bands, boys bands, axé, pagode, funk, rock e pop rock. Os adolescentes, adultos e as crianças que viveram  na década de noventa tiveram o privilegio de conhecer bandas como: Mamomas Assasinas, Jota Quest, Raimundos, Pato Fu, Spice Girls, N Sync e outras bandas que ainda hoje deixam muitas pessoas nostálgicas.



Nos anos 90 também surgiu uma banda de mineiros que com suas "baladas do amor inabalável"  abalou muitos corações e conquistou muitos fãs com um som intitulado pop rock.   Entretanto antes de todas essas conquistas a banda "Skank", de Belo Horizonte, que se chamava "Pouso Alto"  e existia desde 1981 precisou ralar uma década para conseguir, em 1991,  ter a oportunidade de cantar em uma casa de shows "maior" em São Paulo.  A banda Skank é "liderada" pelo vocalista e compositor da maioria dos hits e das músicas da banda Samuel Rosa.Após o término do show, que foi visto por mais ou menos 37 pessoas, o grupo decide adotar o nome "Skank". Nome este que foi inspirado por uma composição de Bob Marley "Easy Skanking".

O primeiro álbum da banda com o nome "Skank" é de 1992 e foi gravado de forma independente e músicas como "Indignação""O Homem que sabia demais""Tanto (I Want You)" fazem parte deste álbum. A música "Indignação" foi conhecida pelas pessoas durante o  impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, "O Homem que sabia demais" fez parte da novela "Olho por olho" e "Tanto (I Want You)" faz sucesso até hoje e foi tocada neste ano no Rock In Rio pela banda. Essas músicas foram as principais responsáveis pelo estouro da banda mineira.

O segundo álbum de 1994,  assinado pela Sony Music, chamado "Calango" foi responsável por diversas músicas que se tornaram hits dos anos 90 e até hoje são escutadas e adoradas por milhares de pessoas. As músicas são: "É proibido fumar", "Te Ver""Esmola", "Jackie Tequila", "Pacato Cidadão"  e outras que estão até hoje na ponta da língua dos brasileiros. O álbum mostra como o reggae influencia fortemente a banda.

Em 1996, a banda lançou o disco, também assinado pela Sony Music, "Samba Poconé", com um macaco e uma garota na capa, o disco foi o responsável por lançar algumas das músicas mais famosas da banda e curiosamente apenas três músicas desse CD foram para as rádios. Entretanto o disco vendou mais de 2 milhões de cópias e hoje é o terceiro álbum mais bem sucedido do "Skank". As três músicas mais famosas desse álbum são "É uma Partida de futebol ", "Tão Seu" e "Garota Nacional", que é considerado por muitos a música de maior sucesso da banda nos anos 90. "Garota Nacional" chegou a liderar a chamada "Hit Parede" na Espanha e também entrou como destaque no disco  lançado pela Sony Music chamado "Soundtrack for a century".


O disco "Siderado" , lançado em 1998, marcou uma mudança nas músicas. Com arranjos mais elaborados, mais guitarras, teclados e menos saxofones hits como "Resposta", "Saideira" e "Mandrake e Cubanos" foram lançados nesse novo álbum da banda pop rock nacional que marcou os anos 90 e continua marcando até hoje a vida dos brasileiros e de muitos estrangeiros que já tiveram a oportunidade de conhecer  "Skank" com suas turnês internacionais. Na década seguinte, nos ano 2000, outras músicas foram lançadas e viraram marcos na carreira da banda, como por exemplo: "Balada do Amor Inabalável".



Por Iasmin França. 

Um comentário: